Anualmente, as duas unidades do Colégio CIMAN realizam a Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) CIMAN, evento desenvolvido na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e no CIMAN Integral ao longo do ano. A partir de um tema proposto – em 2024, foi “Cabeça aberta para pesquisar e conhecer” – os alunos estudam, pesquisam e criam projetos que são apresentados para as famílias em uma manhã de muito desenvolvimento. Na preparação para a mostra, diversas atividades são desenvolvidas, dentro e fora da sala de aula, no tema trabalhado em cada turma.
Na Educação Infantil, duas saídas de estudos marcaram o desenvolvimento das crianças rumo à MACC deste ano. Em 31 de outubro, alunos do Jardim II que trabalhavam “Grandes pintores, pequenos artistas” visitaram a Fundação Athos Bulcão, além de ver as obras deixadas por ele na Igrejinha e na Casa das Flores. Criada em 1992, a Fundação Athos Bulcão preserva e divulga sua arte, além de desenvolver diversos projetos para contribuir com a formação de crianças, jovens e adultos e tornar a educação e os bens culturais acessíveis a toda a comunidade, assim como o próprio artista concebia seu legado, espalhado por Brasília. A fundação se propõe a conservar, pesquisar, comunicar, documentar, investigar e expor o acervo de Athos Bulcão para fins de estudo, apreciação e educação, estimulando a percepção crítica da realidade, a valorização da arte brasileira e seu patrimônio em um espaço de relação e mediação cultural com orientações patrimoniais e artísticas.
Em outra saída de estudos, realizada em 1º de novembro, crianças também do Jardim II conheceram o Jardim Sensorial, do Botânico de Brasília, como parte dos estudos realizados sobre os órgãos dos sentidos. Lá, ao ar livre e em meio a diversas espécies vegetais, elas exercitaram os cinco sentidos e ampliaram seus conhecimentos sobre o tema estudado. O Jardim Sensorial abriga cerca de 70 espécies de plantas com texturas e aromas mais intensos, propondo o equilíbrio e estímulo sensório-motor por meio da interação com o ambiente e as diversas espécies vegetais. É um lugar onde as plantas podem ser tocadas pelos visitantes, permitindo exercitar-se o tato, o olfato e até o paladar. Lá estão orquídeas, alecrim, sálvia, manjericão, menta, entre outras espécies, que podem até ser provadas pelo visitante. O jardim possui, ainda, um pequeno chafariz para trabalhar a audição.
Veja as imagens da saída de estudos sobre Athos Bulcão.
Veja as imagens da saída de estudos ao Jardim Sensorial, no Jardim Botânico de Brasília.