O Projeto Escritores para a Vida teve, no final de novembro e no início de dezembro, suas culminâncias apresentadas às famílias de 1º a 5º anos, nas duas unidades do CIMAN. A grande festa ficou para a comemoração de 15 anos do Projeto Grécia Antiga, dos 1ºs anos, feita em duas noites, na unidade Octogonal (veja notícia completa aqui). A comemoração se estendeu para a unidade Cruzeiro, em que, com cenários e trajes típicos, os pequenos alunos mostraram aos presentes tudo o que aprenderam sobre história, arte, cultura, esportes, alimentação, trabalho, política, organização social e mitologia na antiga civilização grega, berço do Ocidente. Os pais ficaram encantados com as apresentações orais dos estudantes e com os trabalhos realizados por eles ao longo do semestre.
As crianças dos 2ºs anos apresentaram para as famílias a culminância do Seres Mágicos. Com o objetivo de ampliar repertório em textos descritivos, os alunos fizeram leituras e estudos sobre super-heróis. Depois, cada um deles criou uma história sobre seu “ser mágico” – sempre com superpoderes bons. Os seres mágicos foram descritos pelos estudantes em seus textos e feitos por eles com materiais recicláveis. Nas culminâncias, as famílias conheceram os seres mágicos e as histórias inventadas em cada turma.
Depois da leitura do livro “Que história é essa?”, de Flavio de Souza, os estudantes dos 3ºs anos recontaram histórias para as famílias. O trabalho incluiu releituras de enredos sob as perspectivas de outros personagens. Com criatividade e muita expressão oral, as crianças mostraram para as plateias seu crescimento em leitura e escrita.
Os alunos dos 4ºs anos receberam, em sala de aula, a visita da Bruxa Onilda, personagem dos livros dos catalães Enric Larreula e Roser Capdevila, para contar suas peripécias nas tantas viagens feitas mundo afora. Depois disso, com o tema “Bruxa Onilda vai ao DF”, os estudantes criaram histórias em que protagonista e sua companheira, a corujinha Olhona, passeiam pelo Distrito Federal e visitam os icônicos monumentos a bordo da vassoura. A peregrinação da bruxinha resultou em textos dos nossos pequenos escritores, que foram apresentados às famílias nas culminâncias do projeto. Os pais se divertiram com a criatividade e o humor dos trabalhos.
Nas culminâncias dos 5ºs anos, os estudantes apresentaram para as famílias textos escritos, revisados e editados por eles dentro do gênero relato pessoal. Na preparação para as oficinas de redação, que se iniciam na escola no 6º ano, eles desenvolveram, no mesmo formato, trabalhos que fortaleceram a escrita para a chegada ao Ensino Fundamental II. Os trabalhos foram muito elogiados pelas famílias, que estiveram presentes e se emocionaram com o crescimento das crianças.
Veja as imagens das culminâncias do Projeto Escritores para a Vida.