Com o tema central “Cabeça aberta para pesquisar e conhecer”, foi realizada em 9 de novembro, nas duas unidades, a Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) CIMAN 2024. O evento é resultado das pesquisas feitas por alunos de Maternal I a 5º ano em temas variados, escolhidos por eles, desenvolvendo também repertório, metodologia científica, cooperação e linguagem oral. As famílias, que lotaram as escolas, participaram ativamente da MACC, cantando e se encantado com os resultados dos trabalhos dos estudantes. A música tema da mostra, “O conhecimento está aí”, que abriu a manhã, juntamente com”Abrakbça”, de Renan Inquérito e O Teatro Mágico, foi composta pelos alunos do 5º ano.
A Educação Infantil trabalhou os grandes pintores, os gêneros literários, os órgãos dos sentidos e os animais aquáticos e fantásticos da terra, do céu e da água, além dos brinquedos em movimento. Também desenvolveram as vivências musical, computacional e literária e corporal. O CIMAN Integral trouxe para a MACC o espaço da vivência circense, sucesso absoluto entre os visitantes.
No CIMAN Octogonal, os 1ºs anos estudaram a influência dos indígenas, dos portugueses e dos africanos na formação da cultura brasileira, mesmo tema pesquisado pelos 3ºs anos do CIMAN Cruzeiro. O meio ambiente também foi amplamente debatido pelos alunos, que elegeram os seguintes assuntos: na Octogonal, os 2ºs anos trabalharam os biomas e os 3ºs anos, a água; no Cruzeiro, os 2ºs anos pesquisaram o cerrado e os 5ºs anos, a reprodução das plantas.
Outros assuntos escolhidos pelos estudantes para a MACC foram o urso panda, em uma turma de 1º ano do Cruzeiro e o corpo humano em outra; Brasília, nos 4ºs anos do Cruzeiro; o que há de África em nós, nos 4ºs anos da Octogonal e a inteligência artificial, nos 5ºs anos da Octogonal. Houve, ainda, nas duas escolas, apresentações de arte, educação física e inglês, com lindas músicas cantadas pelos estudantes para as famílias.
Veja as imagens da MACC CIMAN 2024.
Assista ao vídeo da gravação da música “O conhecimento está aí”.