A comemoração do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, em 7 de abril, inspirou o Colégio CIMAN em inúmeras ações que trabalharam o amor, a positividade e a paz na escola. Além de Horas Cívicas feitas nas duas unidades, houve ações dos estudantes e dos educadores e palestras importantes, parte do Projeto Vivendo Valores na Escola (Vive), transversal, que perpassa todas as etapas de ensino do colégio.
Entre os dias 17 e 24 de abril, estudantes assistiram ao 1º Ciclo de Palestras para Ensino Fundamental II e Ensino Médio com o tema “Combate ao bullying e promoção da paz na escola”. As palestras foram ministradas pelas psicólogas Raquel Manzini e Nicole Zaneti, do Instituto Ipê Psicologia e Saúde, especialistas em adolescentes e jovens e na promoção de ações pela paz nas escolas e pela mudança de comportamento. De maneira dinâmica e com a participação ativa dos estudantes, elas abordaram o que é bullying e cyberbullying e seus efeitos destrutivos, a legislação de combate ao bullying e suas implicações, o que promove o bullying e o mantém, como combater o bullying e ações para a paz a escola.
Os alunos também produziram murais com mensagens inspiradoras, com o objetivo de criar um ambiente acolhedor para todos nas duas unidades. Os estudantes do EF II da Octogonal trabalharam mensagens em post-its. Os do Ensino Médio produziram, na disciplina de Comunicação Visual Digital, cartazes e postagens sobre a paz na escola e contra o bullying e o cyberbullying. Para isso, usaram as ferramentas do Canva, sua criatividade e os melhores valores humanos. No Cruzeiro, os murais foram feitos pelos alunos de todas as turmas, com mensagens de paz na escola, empatia, amizade e compartilhamento positivo.
Os estudantes do Ensino Fundamental I trabalharam com o jogo Interland a importância de usar a internet de forma divertida, porém segura e responsável. Refletiram sobre o fato de que, pela rede mundial de computadores, é possível amplificar o bem, tendo impacto positivo sobre outras pessoas e combatendo comportamentos de bullying. O assunto também foi tema de aula de comunicação eletrônica no CIMAN Octogonal, em que alunos do Ensino Fundamental II refletiram sobre o que postar, o que curtir, a importância de ter cuidado com estranhos, manter a privacidade e, acima de tudo, nunca promover conteúdos prejudiciais a pessoas. Também conheceram o site internetsegura.br, que oferece todas as informações necessárias para se navegar com segurança na internet.
Os estudantes do Ensino Fundamental I da Octogonal também assistiram à representação do livro “Ernesto”, de Blandina Franco, ilustrado por José Carlos Lollo. Na história, Ernesto é vítima de um disse-que-me-disse negativo sobre todas as suas características. Em meio a esses boatos, ele se torna uma pessoa triste e sozinha. A reflexão, porém, vai além disso, levando os estudantes a pensar sobre como começa o bullying, quem é responsável por essa situação, quantas histórias tristes como essa nos rondam e como escapar desse enredo. A apresentação foi preparada e executada pela equipe da escola.