Na preparação para a Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) CIMAN 2024, dando caráter vivencial aos estudos feitos em sala de aula, os estudantes do Ensino Fundamental I das duas unidades do CIMAN, dentro de seus temas de pesquisa, visitaram três espaços de aprofundamento. Eles estiveram na Fundação Cultural Palmares, no Memorial dos Povos Indígenas e no Sítio Geranium.
Estudando as influências africanas na cultura brasileira, diversas turmas visitaram a Fundação Cultural Palmares – Casa da Cultura Afro-brasileira, instituto federal de promoção afro-brasileira, com destaque para a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da nossa sociedade. As crianças foram recebidas pelo escritor Boaz Mavungu, do Gabão, que falou a elas sobre a importância da diversidade racial.
Houve visitas, também, ao Memorial dos Povos Indígenas, espaço idealizado por Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer que remete à maloca dos índios ianomâmi. Lá, os estudantes foram apresentados ao acervo, que mostra a riqueza da cultura indígena de forma dinâmica e viva.
Temas relativos ao meio ambiente foram ampliados em saída de estudos ao Sítio Geranium. Lá, os alunos fizeram explorações no Centro de Vivência e Terrário sobre a importância da água, o ciclo da água e o reaproveitamento da água da chuva. Também observaram o Ribeirão Taguatinga. Completando a visita, participaram de experimentos sobre a água como recurso renovável e o tanque de evapotranspiração.
Veja as imagens das visitas à Fundação Cultural Palmares.
Vejas as imagens das visitas ao Memorial dos Povos Indígenas.
Veja as imagens da visita ao Sítio Geranium.