No sarau organizado pelas turmas do 8º ano do CIMAN Octogonal, inspirado no clássico “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, os alunos transformaram a obra em um espetáculo diversificado e criativo, com diferentes tipos de exibições. No dia 27 de novembro, os estudantes deram vida aos icônicos personagens da obra, como João Grilo e Chicó, em apresentações teatrais divertidas e criativas, com cenários cuidadosamente preparados nas aulas de arte.
Além disso, poemas baseados nos temas do livro foram recitados com emoção, destacando-se reflexões sobre justiça, fé, amizade, amor e humor nordestino. A música também marcou presença, com performances ao som de ritmos regionais, celebrando a cultura retratada por Suassuna. Alguns alunos produziram desenhos das cenas e dos personagens, enquanto outros se dedicaram a fazer esculturas representando a história.
O evento valorizou os diferentes talentos dos estudantes, mostrando como cada um interpretou o livro a sua maneira, sempre com muita dedicação e entusiasmo. A atividade também reforçou os laços das turmas, que celebraram a literatura e a cultura brasileira em um momento pedagógico inesquecível.
Sucesso escrito em 1955 pelo paraibano Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” é, originalmente, uma peça teatral criada em três atos, somando elementos da tradição nordestina, como a literatura de cordel, com o gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. O texto projetou Suassuna em todo o País, sendo considerado o mais popular do moderno do teatro brasileiro. Também foi adaptado para o cinema e virou minissérie, popularizando ainda mais a obra do paraibano e seus personagens pitorescos.