Da 1ª à 3ª série
Objetivos
Novos desafios despontam
Vencidas as primeiras etapas do aprendizado, o aluno chega à última e mais decisiva delas: o Ensino Médio – composto por 1ª, 2ª e 3ª séries. Os vestibulares e demais processos seletivos passam a ser palavras de ordem na rotina de todos, assim como a escolha da profissão. O nível de complexidade dos conteúdos aumenta e, por isso, é preciso muita organização e um ritmo de estudo mais intenso.
A partir de 2022, a educação nacional dá início ao chamado Novo Ensino Médio, implantado no CIMAN conforme a legislação, de forma gradativa, iniciando-se pela 1ª série – e seguindo para a 2ª e a 3ª séries nos anos subsequentes. Os alunos terão, além da Formação Geral Básica, a opção de escolhas de acordo com o seu projeto de vida, por meio dos itinerários formativos e dos programas eletivos.
O foco do Ensino Médio CIMAN continua sendo, conforme previsto no Projeto Pedagógico, a formação dos estudantes para o ingresso no ensino superior, preparando-os para participar, de forma construtiva e como bons cidadãos, de sociedades sustentáveis, sendo agentes transformadores. O Colégio CIMAN segue primando pela formação integral dos estudantes, somando o aprendizado técnico dos conteúdos das disciplinas ao desenvolvimento socioemocional orientado pelos melhores valores humanos.
Nossa equipe de profissionais trabalha com o objetivo de assegurar a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos anteriormente no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos e o aprimoramento como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Coordenação
A Coordenação Pedagógica do Ensino Médio está a cargo de Leise Protta Lanna e a Orientação Educacional, de Débora Vasconcelos Souto.
Critérios de avaliação
Para atingir a nota máxima, o aluno do Ensino Médio do Colégio CIMAN é avaliado com uma prova específica (no valor de 5,0 pontos), uma prova integrada de humanas (no valor de 4,0 pontos) e atividades (listas, relatórios mini testes)que ficam a cargo do professor da disciplina (no valor de 1,0 ponto).
Para que o aluno tenha contato com as questões de vestibular desde cedo, o CIMAN aplica quatro simulados por ano em cada série. As questões são elaboradas de acordo com a proposta do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). As respostas são repassadas para o cartão e o resultado é obtido pelo processamento informatizado da escola. Segue-se também o fator de correção determinado pela UnB. Desta forma, o aluno tem uma noção real do preparo intelectual e emocional necessários para o vestibular.
Horários de aula
Turno matutino
Das 7h30 às 12h55