CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU
Mergulhados nos estudos sobre as nações e as sociedades de todo o planeta, os alunos do 9º ano fazem a simulação do Conselho de Segurança da ONU, órgão responsável pela paz e pela segurança internacionais. Esse conselho é formado por quinze países, representados pelos alunos em um exercício prático de diplomacia e aprofundamento do conhecimento sobre as relações internacionais.
Na atividade, são discutidas as diferentes formas de enfrentamento a problemas mundiais, levando-se em conta a geografia, a história e o momento sociopolítico vivido em cada um dos países participantes do conselho, assim como de outros envolvidos nos temas abordados. O projeto também é espaço para ampliação da leitura cidadã e do olhar globalizado para as grandes questões internacionais atuais.
PROJETOS FILOSÓFICOS
Tendo o objetivo de integrar a comunidade escolar em discussões de importantes questões sociais contemporâneas à luz de temas clássicos e seus pensadores, o Colégio CIMAN desenvolve, no Ensino Fundamental II, na disciplina de Filosofia, os Projetos Filosóficos aplicados a cada ano.
Integração e respeito à diversidade de ideias são a base da Chama Filosófica, encontro de gerações para troca de ideias sobre tema ligado a um filósofo ou a uma questão filosófica. Desenvolvida em conjunto com a disciplina de língua portuguesa, a Chama Filosófica nasce nos debates feitos pelos estudantes com base em pensadores clássicos e em uma obra literária. A culminância se dá em reunião noturna, com cenário que identifica a Grécia Antiga, iluminado por uma pira, cuja chama marca o tempo da discussão democrática, aberta a todos os participantes. O trabalho começa com o lançamento de ideias pelos estudantes provocadores, que instigam o diálogo do público. Há, ainda, uma apresentação artístico-cultural dos estudantes sobre o tema. A discussão é finalizada quando a chama se apaga.
Nos Curtas Filosóficos, os alunos utilizam diferentes linguagens – artística, tecnológica, literária e filosófica – para criar animações que apresentam as ideias de um filósofo, escolhidas como tema gerador. As criações são exibidas para o público, formado pela comunidade escolar, em uma noite de lançamento dos curtas, que têm, no mínimo, 4 minutos. Na apresentação, os estudantes defendem as ideias do pensador escolhido e justificam sua criação artística.
Baseados em dois pensamentos opostos sobre o tema “Natureza humana”, os estudantes apropriam-se dos conhecimentos dos pensadores e, divididos em dois grupos, encontram-se na Arena Filosófica para debater essas ideias. Os grupos apresentam à assembleia, por meio de argumentos e exemplos, a coerência das ideias do pensador que defendem em detrimento das ideias do pensador adversário. O debate é aberto ao público, formado por famílias, professores, alunos e ex-alunos, tendo todos direito à palavra. O debate é acompanhado por um júri especializado, que sabatina os estudantes sobre o tema em voga.
PROJETO A ILÍADA E A GUERRA DE TROIA
Após uma imersão na cultura grega nas aulas de história e português e a leitura do livro “A Ilíada e a Guerra de Troia”, os alunos do 6º ano são desafiados a produzir jogos sobre a Guerra de Troia. A produção é intensa e os resultados, surpreendentes.
PROJETO SAÚDE
O Projeto Saúde trabalha, nas aulas de educação física, as características do corpo humano, além das transformações físicas, sociais e emocionais vividas na adolescência. Ele é desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano, conforme a faixa etária.
Os alunos estudam imagem corporal e sua evolução, desde a Pré-História; conhecem os biótipos corporais, identificando o próprio biótipo e os de seus familiares; aprendem sobre como a mídia impõe um biótipo único, de forma massificada, e como isso influencia de forma negativa, especialmente os jovens, na busca pelo “corpo perfeito”. Também são estudados no projeto os benefícios da prática esportiva e da alimentação saudável.
PROJETO GEOBRASIL
Para conhecer as características regionais do País, os estudantes dos 7ºs anos trabalham o Projeto GeoBrasil na disciplina de Geografia. As regiões são divididas por turmas, que pesquisam e apresentam os aspectos culturais da área em cinco etapas: videoapresentação, declamação de poesias/leitura de crônicas, dança típica com música e figurino, pratos típicos e, por último, a produção de um estande para a Feira GeoBrasil, onde cada grupo expõe para os colegas os frutos de suas pesquisas. Assim, juntos, eles descobrem cada canto do nosso País.
PROJETO GRAMMY CIMAN
O Grammy CIMAN é um projeto temático de língua inglesa em que grupos de estudantes do Ensino Fundamental II se preparam, ao longo do ano, por meio de estudos e pesquisas, para a apresentação criativa e artística de uma música em língua inglesa de que gostam. Valem apresentações de palco e videoproduções.
A culminância desse trabalho ocorre nos palcos das duas unidades, quando os alunos exibem seus trabalhos para toda a comunidade escolar e para um júri especializado. Por meio do projeto, os estudantes vivenciam momentos únicos de estudo, prazer, criação, mobilização, organização, respeito, trabalho em equipe e prática da língua inglesa, entre outros aspectos. Também aprendem sobre cultural geral pesquisando filmes ou séries em que essas músicas foram lançadas, artistas criadores e pontos que marcaram diversas épocas.
PROJETO LOGIKÓS
Melhorar o desempenho em raciocínio lógico e estimular o gosto pela matemática são os objetivos do Projeto Logikós. Ele é desenvolvido ao longo ano, usando jogos e atividades como sudoku e sequências numéricas e geométricas.