Projetos Institucionais

PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA (VIVE)

O CIMAN fundamenta sua missão em “um conjunto de valores que assume e orienta o discurso e a prática de todos os que compõem sua comunidade escolar…”. A frase, que consta do Projeto Pedagógico da escola, deixa claro que todos os colaboradores devem proporcionar condições para que os alunos sejam sujeitos competentes e cidadãos de bem.

Baseada nessa premissa, a escola sempre desenvolveu, de forma transversal, por meio do Projeto Vivendo Valores na Escola (Vive), trabalho norteado pelos fundamentos ético-político-pedagógicos, em que cada educador participa ativamente como mediador desse processo. Nesse contexto, o CIMAN destaca os seguintes valores explícitos a serem trabalhados sistematicamente: competência profissional, autonomia, respeito, sensibilidade, ética e cidadania.

A necessidade de valores humanos pautados na ética e na moral perpetua-se à medida que educadores, pais, crianças e adolescentes estão cada vez mais preocupados e são cada dia mais afetados pela violência, pelo agravamento dos problemas sociais e pela falta de respeito de uns pelos outros. Portanto, faz-se necessária a discussão desses problemas, tendo em vista que a educação é ferramenta indispensável na luta pela paz, pela liberdade e pela justiça social.

A educação para a vivência de valores não é uma fórmula mágica ou um mundo de fantasias, mas a construção de alicerces para as melhores práticas de cidadania, contribuindo positivamente, de forma preventiva, junto a crianças e jovens, contra o aumento da violência, do vício, do uso de drogas, de atos ilícitos e, em última instância, dos riscos de vida. Assim, o foco central do Projeto Vive é atuar de forma preventiva, conscientizando a comunidade escolar sobre a importância das relações baseadas em princípios éticos e morais, assim como na vivência de valores à luz desses princípios, a fim de proporcionar ações positivas, responsáveis e solidárias no âmbito social. Dessa forma, o projeto tem os seguintes objetivos:

– Contribuir para o aperfeiçoamento da convivência física, intelectual e emocional;
– Promover a reflexão sobre posturas mentais e atitudes do nosso comportamento;
– Favorecer um clima de respeito e amizade entre todos na escola;

– Proporcionar a reflexão sobre os diferentes valores e as implicações práticas de expressá-los nas relações com o(s) outro(s), com a comunidade e com todas as formas de vida manifestas no mundo de maneira coerente e equilibrada;

– Aprofundar o entendimento, a motivação e a responsabilidade por escolhas individuais e coletivas positivas e saudáveis;

– Conscientizar sobre a diversidade em prol de um convívio saudável e respeitoso em relação às diferenças e às escolhas individuais;

– Trabalhar a igualdade de direitos;

– Prevenir contra o bullying e o cyberbullying;

– Conscientizar os educadores sobre a importância da vivência de bons valores, essenciais na construção das melhores práticas por meio do exemplo.

O Projeto Vive é desenvolvido no Colégio CIMAN, nas unidades Octogonal e Cruzeiro, de acordo com o projeto pedagógico da escola, observando a opção epistemológica pela perspectiva construtivista sociointeracionista. O trabalho é transversal, permeando todas as práticas da instituição, relacionando-se, assim, com as diversas áreas do conhecimento. São contempladas as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A atuação ocorre a fim de conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a importância de estabelecerem-se bons relacionamentos, valorizando cada indivíduo e reforçando, assim, a pluralidade da sociedade. São desenvolvidas atividades que despertam a reflexão sobre cada valor trabalhado por meio da construção de murais, poesias, músicas, leituras diversas, gincanas, ações sociais, palestras para pais e para estudantes, pesquisas, produção de textos, debates, reflexões, dinâmicas de grupo, dramatizações, vídeos, contação de histórias, expressão corporal, jogos, atividades de vivência extraclasse, análise de obras de arte, flash mob e Horas Cívicas – a exemplo de outras ações que possam surgir, dado que o projeto é plural e dinâmico, sendo constantemente reavaliado, reformulado, reorientado e complementado.

PROJETO CIMAMBIENTE

Diante do contexto de degradação ambiental do planeta, que já ameaça até mesmo a continuidade da vida sobre a Terra, o Colégio CIMAN criou o Projeto CIMAmbiente, com o objetivo de educar para o desenvolvimento sustentável. Em todos os níveis de ensino, os estudantes trabalham formas de atuar na defesa dos ecossistemas e de ser transformadores sociais por um mundo melhor. 

Ao longo do desenvolvimento do projeto, a escola desenvolveu várias ações em prol do meio ambiente. No Programa Carbono Zero, os estudantes plantaram árvores para compensar o CO2 emitido na rotina escolar. Nas estufas das duas unidades, eles acompanham o nascimento e o crescimento da vida vegetal, valorizando a preservação do verde. Nos estudos sobre animais, desde a Educação Infantil, pesquisam as espécies ameaçadas de extinção e entendem como a humanidade deve protegê-las.

Educando pelo exemplo, o CIMAN criou, em 2016, o parque de produção de energia limpa renovável na unidade Octogonal, com 630 painéis fotovoltaicos cobrindo os quatro blocos da escola para captação de energia solar. Com isso, o colégio cobre todo seu gasto de energia na unidade e ainda leva aos estudantes, por meio de um telão, dados sobre o resultado da ação para o meio ambiente em tempo real. Em comemoração aos 50 anos da instituição, a produção de energia por meio da luz solar chegou à unidade Cruzeiro, que também ganhou um parque de produção com placas instaladas no prédio. Essa iniciativa rendeu à instituição o 1º lugar, na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, no XVI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, com o estudo “Placas fotovoltaicas: a escola como modelo de sociedade sustentável”. Temas como consumo consciente e os 5 Rs – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar – permeiam todo o trabalho do CIMAN por um planeta saudável.

PROJETO LEITORES PARA SEMPRE

Conceber a leitura como produção de sentidos e não apenas como decodificação do sistema de escrita é um caminho não só para formar leitores desejosos de buscar outros mundos possíveis que a literatura oferece, mas de transformar as práticas de ensino e de aprendizagem. Assumir esse desafio implica, portanto, abandonar atividades mecânicas e desprovidas de sentido, e alimentar uma prática pedagógica pautada em concepções que possam modificar, de maneira significativa, as formas de ver e pensar a leitura na escola. Com esse compromisso, o CIMAN criou o Projeto Leitores para Sempre.

Trabalhando a perspectiva do ler para constituir sentidos, o projeto tem, como alguns de seus objetivos, contribuir para a criação de vínculos significativos entre os estudantes e a leitura; apresentar autores de livros eleitos pelos professores, atentando para o reconhecimento de características da obra; estabelecer relações entre os diferentes perfis e estilos de produção de cada autor, considerando as possibilidades cognitivas dos alunos em todas as etapas de ensino; e ampliar critérios de escolha e seleção de textos e livros utilizados nas situações cotidianas de prática de leitura na escola.

Na Educação Infantil, isso se consolida nas leituras iniciais compartilhadas pelas crianças a partir de figuras e situações literárias variadas, como leituras feitas pelas professoras e até pesquisas compartilhadas com as famílias. Assim, são dados os primeiros passos para o desenvolvimento de leitores para sempre.

No Ensino Fundamental I, o Leitores para Sempre assume diferentes formas, do 1º ao 5º ano. Vistos como aprendizagem em língua portuguesa, ele é dividido nos subprojetos Mala de Linguagem (1º ano), Caixa Surpresa (2º ano), Mochila do Contador de Histórias (3º ano), Mostre e Conte (4º ano) e Criando e Recriando (5º ano). Também está presente nas obras lidas no âmbito da disciplina de ética e cidadania, suscitando discussões sobre bullying, preconceito, racismo, raiva, tristeza, medos, julgamento, solidão, saudade, ansiedade, exclusão e consumismo; além de amizade, empatia, justiça, respeito, tolerância, persistência, cuidado com o outro, superação de conflitos, solidariedade, saúde, compreensão, paciência, equilíbrio, moderação, inclusão, amor e perdão. Instigando as crianças a opinar, ouvir o outro, manifestar-se em grupo, colocar suas ideias e opiniões, os livros se tornam meio para debater qualquer assunto contando com a participação coletiva e com o compartilhamento dos conhecimentos de todos.   

No Ensino Fundamental II, o projeto se amplia e chega a todas as disciplinas, incluindo textos literários e outros técnicos. Entre as obras literárias selecionadas na etapa, estão títulos que propiciam reflexões sobre a vida em sociedade, confrontando as experiências individuais dos leitores. Cada um no seu mundo interior, os estudantes cruzam, por meio de vivências e debates, as histórias dos personagens com as próprias histórias, colocando-se, por meio da leitura, frente a novos olhares sobre o que são e como pensam.

No Ensino Médio, grande parte da leitura se volta para as exigências das provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dos temas técnicos, também são partilhadas pelos estudantes as leituras das obras literárias que fazem parte dos conteúdos programáticos dessas provas.

No CIMAN Integral, as leituras se consolidam nas diferentes atividades desenvolvidas, como em receitas, nas aulas de culinária; em contos, nas aulas de teatro; em instruções, nas atividades de recreação dirigida; em obras literárias, lidas na hora do descanso; e em histórias musicais, nas aulas de música; entre outros momentos.

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