MOSTRA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA (MACC)
A Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) é desenvolvida pelos alunos e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Ensino Integral ao longo do ano. A partir de um tema proposto, eles estudam, pesquisam e criam projetos apresentados nas feiras das duas unidades do Colégio CIMAN, abertas às famílias.
São pinturas, esculturas, resenhas culturais e regionais, atividades sobre o planeta, o meio ambiente, o trabalho, o homem e as sociedades, entre outros. O principal objetivo da MACC é desenvolver o repertório de pesquisa, a cooperação no trabalho em equipe e a linguagem oral nas apresentações aos visitantes da mostra.
PROJETO ATIVIDADES PERMANENTES CIMAN
Distribuídas pelo Ensino Fundamental I, as atividades permanentes Mala de Linguagem, do 1º ano, Caixa Surpresa, do 2º ano, Mochila do Contador de Histórias, do 3º ano, Mostre e Conte, do 4º ano, e Criando e Recriando Jogos, do 5º ano, são importantes bases de desenvolvimento no Colégio CIMAN. Por meio delas, as crianças selecionam temas para pesquisas, recontam histórias, criam personagens, iniciam-se na metodologia científica, criam jogos e suas regras e multiplicam os saberes, compartilhando tudo isso com os colegas de turma. Além de gerar conhecimento para todos, essas atividades apoiam os estudantes no crescimento da autonomia por meio das próprias escolhas. Também é espaço para o exercício da fala pública, da argumentação, da escuta, da crítica e da autocrítica.
No Criando e Recriando, os alunos dos 5ºs anos escolhem um conteúdo proposto pela professora, a partir do que está sendo estudado em sala, para criar ou recriar, com base nesse conteúdo, um jogo que já exista. A curiosidade e a criatividade dos estudantes são estimuladas, seja na busca pelos jogos existentes, seja na produção de um novo jogo. Ao final, os estudantes têm que apresentar o jogo à turma, ensinando-os o passo a passo, a aguardar a avaliação dos colegas, podendo o jogo servir posteriormente como mecanismo de revisão de conteúdo para as provas.
O Mostre e Conte é inspirado pelo livro “Pesquisar e aprender”, de Ruth Rocha, que trabalha com os alunos dos 4ºs anos uma espécie de metodologia científica para crianças. A partir da escolha de um tema, eles têm de elaborar uma pergunta, de que não saibam a resposta, para fazer uma ampla investigação e apresentar os resultados à turma – as respostas que encontraram, a conclusão e a bibliografia. O objetivo é levantar um questionamento, sem saber da explicação, que pode ser a origem do chiclete, do Universo ou algo que estimule a curiosidade em pesquisar com prazer, gerando empolgação em mostrar as descobertas à turma, de forma que todos entendam e interajam.
Pelo Projeto Mochila do Contador de Histórias, os alunos escolhem um livro, seja do acervo da sala, seja da biblioteca da escola ou da biblioteca pessoal, para criar uma forma de contar as histórias que leram. Para ajudar na criatividade, eles têm a Mochila do Contador de Histórias, que serve de suporte para montar o cenário e/ou figurino, dependendo do que será criado, seja teatro, fantoche ou outra forma de apresentação. Esse projeto tem por objetivo desenvolver a narrativa, já que, nessa série, os estudantes estão mais familiarizados com o processo de leitura do que nas anteriores.
No Projeto Caixa Surpresa, a professora do 2º ano expõe de três a quatro temas de conteúdos que a turma esteja estudando (em ciências, história, geografia etc.), que seja bastante chamativo para as crianças. Os alunos escolhem e preparam, com a ajuda da família, uma surpresa para o grupo relacionada a algum desses temas. Ao escolher a disciplina de ciências, por exemplo, um aluno apresentou à sala diversas suculentas, explicando sobre o terrário, de como o solo suga a água e explanando sobre a fotossíntese. Assim, eles se aprofundam na temática escolhida e multiplicam seus conhecimentos com a turma.
Pelo Projeto Mala de Linguagens, o aluno tem o desafio de escolher um portador de texto, com a ajuda da família, para ser apresentado aos demais colegas de turma do 1º ano. Pode ser uma receita, um cartão de visita, um livro e até uma aula sobre conscientização pelo uso de canudos. Então, ele tem de preparar a apresentação e pensar sobre como vai abordar o tema, desenvolvendo, assim, a fala em público. A criança fica em evidência positiva diante da turma e complementa o processo de alfabetização.