PROJETO CANTIGAS DE RODA
Na Educação Infantil CIMAN, as crianças do Jardim II desenvolvem o Projeto Cantigas de Roda. Ele tem o objetivo de propiciar situações de reflexão sobre o sistema de escrita e de leitura e o trabalho em equipe, a partir do resgate das brincadeiras e das músicas antigas. Os estudantes são estimulados, também, a testar e a comparar suas hipóteses linguísticas, evoluindo em seus conceitos sobre a comunicação verbal.
Divertidas e com forte componente lúdico, as rimas e as repetições, presentes nas canções de roda, deslumbram os pequenos dessa faixa etária. Os vínculos familiares são ainda mais fortalecidos no momento em que os pais contribuem para o projeto, lembrando-se de sua infância.
Como culminância, as crianças apresentam no palco do CIMAN cantigas de roda e brincadeiras, além de um portfólio com escritas, desenhos e fotografias sobre o tema.
PROJETO DINO
Os estudantes do Jardim I da Educação Infantil CIMAN desenvolvem, anualmente, o Projeto Dino. O trabalho tem como base o universo dos dinossauros, seus tipos e suas características, além da Pangeia e do estudo dos fósseis.
Por meio do Projeto Dino, as professoras iniciam com as crianças discussões sobre o risco de extinção dos animais, a sustentabilidade e a vida sobre a Terra. O tema é tratado por meio de figuras, jogos, filmes e histórias. Há, também, visitas ao laboratório de ciências, onde os alunos veem de perto amostras de fósseis e de esqueletos que comprovam a existência dos dinossauros. Eles também fazem experimentos, trabalham com diferentes texturas com bonecos emborrachados, brincam de ser arqueólogos, simulando escavações, e se divertem no mundo dos dinos, tão apreciado pelos pequenos.
Ao final do projeto, os estudantes descobrem como podem contribuir para o bem-estar do planeta, conscientizando-se sobre as espécies atualmente ameaçadas de extinção, que poderão desaparecer, assim como ocorreu com os dinossauros.
PROJETO IDENTIDADE
Por meio do Projeto Identidade, os alunos do Maternal II trabalham o autoconhecimento, desde o nascimento até a fase atual da vida, e a construção da identidade. Ele aguça a curiosidade das crianças sobre seu crescimento e sua formação pessoal e social, em um trabalho dinâmico e lúdico de aquisições sobre a trajetória de cada um.
Para compreender quem são, estudam o nome, o sobrenome, a data de nascimento, a estatura desde o nascimento e o que comiam quando eram bebês, dando ênfase à importância da alimentação saudável e ao fortalecimento do vínculo familiar. Na culminância do projeto, as famílias assistem à apresentação de palco, conferem o portfólio do trabalho e degustam alimentos saudáveis trazidos pelos próprios alunos.

PROJETO MEU BICHINHO, MEU AMIGUINHO
O Projeto Meu Bichinho, Meu Amiguinho leva as crianças a descobertas sobre o mundo dos animais. Por meio desse trabalho, um personagem adotado pelos estudantes do Maternal I, em sala de aula, passa um final de semana com cada um dos alunos, com o objetivo trabalharem-se o cuidado e a responsabilidade com os animais – e, mais amplamente, com o mundo animal e a vida sobre a Terra.
Na volta do passeio do bichinho com o estudante e a família, cada criança conta aos colegas como foi a experiência de, por exemplo, alimentá-lo, colocá-lo para dormir e fazer sua higiene, já que ele deve voltar para a turma no exato estado em que saiu da sala de aula. A família também colabora, enviando registros sobre a estada do bichinho em casa. Esse projeto é trabalhado durante todo o ano, variando os personagens.

MOSTRA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA (MACC)
A Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) é desenvolvida pelos alunos e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Ensino Integral ao longo do ano. A partir de um tema proposto, eles estudam, pesquisam e criam projetos apresentados nas feiras das duas unidades do Colégio CIMAN, abertas às famílias.
São pinturas, esculturas, resenhas culturais e regionais, atividades sobre o planeta, o meio ambiente, o trabalho, o homem e as sociedades, entre outros. O principal objetivo da MACC é desenvolver o repertório de pesquisa, a cooperação no trabalho em equipe e a linguagem oral nas apresentações aos visitantes da mostra.