Depoimentos emocionantes e muito conhecimento compartilhado marcaram, em 28 de novembro, o “1º Seminário sobre refugiados” realizado no CIMAN Octogonal como complemento dos estudos desenvolvidos em sala de aula sobre o tema com as turmas dos 9ºs anos. Estiveram presentes ao evento Mariana Von Linde Moura e Iara Rocha Guimarães, do ACNUR Brasil, e Alice de Oliveira Matias Sereno Neves, do Instituto de Mitigações e Direitos Humanos (IMDH). O trabalho do ACNUR, ou Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, no Brasil é pautado pelos mesmos princípios e funções que em qualquer outro país: proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas.
Assim, o seminário teve o objetivo de trazer conhecimentos mais profundos e reflexões sobre a situação dos refugiados no Brasil e no mundo a partir dos depoimentos e da análise das tantas situações de conflito, perseguição e desrespeito aos direitos humanos que levam à saída dos países de origem e à necessidade de proteção internacional. Também foram arrecadados roupas e brinquedos em prol dos acolhidos pelo IMDH, associação sem fins lucrativos, vinculada à Congregação das Irmãs Scalabrinianas, que se dedica ao atendimento jurídico e socioassistencial, à acolhida humanitária e à integração social e laboral de pessoas migrantes, solicitantes de refúgio, refugiadas e apátridas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade.
Os alunos representaram refugiados e apresentaram um número de dança ao final do evento ao som de “We are the world”, canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie e gravada em 1985, por 45 cantores, para arrecadar fundos destinados ao combate à fome e às doenças na África.