Tendo a questão hídrica mundial como tema, os alunos do 9º ano do CIMAN Octogonal realizaram, em 10 de agosto, com a participação das famílias, a simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em sessão que encerrou o projeto interdisciplinar. Ao todo, nove países foram representados, em um exercício de diplomacia e aprofundamento do conhecimento sobre relações internacionais.
Os estudantes debateram o tema com forte argumentação, defendendo pontos de vista dos países por eles representados. Os objetivos do trabalho são proporcionar uma reflexão crítica sobre assuntos pertinentes no mundo; promover o conhecimento do funcionamento de órgãos internacionais e sua relevância; fomentar a autonomia e desenvolver habilidades como a oratória, a escrita, a negociação, a liderança e, sobretudo, a cooperação.
Durante o primeiro semestre, os alunos diplomatas foram orientados sobre a função do país representado em relação ao assunto a ser tratado na simulação do conselho. Foram feitas pesquisas sobre o tema e estudos para defesa das propostas e sobre formas de buscar alianças com os demais países. O Comitê Organizador ficou responsável pela parte operacional do evento, como o cronograma, os kits dos delegados, a sala de reuniões, o coffee break, a recepção e o credenciamento dos participantes. Já o porta-voz oficial da simulação do conselho trabalhou no documento de abertura da sessão e nos protocolos a serem seguidos durante o evento. “É uma ação importante para desenvolvimento da autonomia intelectual, por meio da escrita, da argumentação e da organização, além de um grande aprendizado sobre as relações internacionais e as nações do globo”, diz Murilo Ismael, professor de geografia da turma que orientou a atividade.