Como único time do Brasil a participar da disputa, a aluna Mariana Vale Taveira, da 3ª série do Ensino Médio CIMAN, levou a medalha de ouro na categoria Innovation Science da Youth International Science Fair (YISF). A YISF é uma feira promovida pela Indonesian Young Scientist Association (IYSA), que ocorre tanto presencialmente quanto on-line. Dessa edição, participaram cerca de 400 times de 30 países.
O projeto apresentado virtualmente pela aluna, intitulado “Sun Tracker: um algoritmo de inteligência artificial que prevê eventos do tipo Carrington”, une astronomia e ciência da computação na criação de uma ferramenta capaz de prever tempestades solares semelhantes ao Evento de Carrington de 1859, que causou danos nas redes telegráficas mundiais. “Se um evento semelhante ocorresse nos dias atuais, as consequências seriam devastadoras para a economia, tendo em vista a alta dependência da sociedade da eletricidade e das linhas de energia”, explica Mariana, que é aluna do CIMAN desde a Educação Infantil.
Além da medalha de ouro, ela recebeu credenciamento para a International Science And Invention Fair, outra feira promovida pela IYSA. O projeto já foi premiado na Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA) e é finalista em mais de 5 feiras de ciências nacionais e internacionais, incluindo a Febrace, maior feira de ciências do Brasil. Assim, o Colégio CIMAN brilhou mais uma vez nas grandes competições científicas. “Espero que essa conquista inspire outros jovens cientistas a seguirem em frente com suas pesquisas e seus projetos inovadores”, conclui a estudante.
Nossos parabéns, Mariana, por mais essa vitória!