Como parte do Projeto Vivendo Valores na Escola (Vive), no intuito de aproximar os estudantes do voluntariado, a presidente da ONG Vida Positiva, Vicky Tavares, visitou os alunos dos 9ºs anos do CIMAN Octogonal no dia 21 de março. No bate-papo, ela explicou como é o trabalho dos voluntários da ONG e falou da importância da solidariedade e do amor ao próximo. “Para ser solidário, não é preciso ir a uma instituição assistencial. Você pode começar sendo solidário com seu colega, com sua família”, explicou a presidente.
O Instituto Vida Positiva nasceu em Brasília, em meados de 2006, com o objetivo de ajudar os portadores do vírus do HIV/Aids a superar o preconceito e a discriminação. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, formada por profissionais de diversas áreas e com multiplicidade de conhecimentos. “Foi o primeiro momento de uma nova etapa do Projeto Vive, que terá atividades importantes desenvolvidas com os alunos ao longo deste ano”, diz a professora Andrea Regina da Silva, coordenadora do Núcleo de Ética e Cidadania (NEC) do CIMAN Octogonal.
“A palestra foi muito importante para mim, pois sempre tive curiosidade em relação ao vírus HIV. Entendi de que maneira ele é transmitido e como é o tratamento. Esse momento despertou em mim uma vontade de ajudar, de alguma forma, os portadores do vírus que necessitam, assim como nós, de carinho, atenção e amor”, completa a estudante Anna Beatriz Lantyer Araújo, do 9º ano B.