Entre os dias 22 a 30 de junho, o CIMAN Cruzeiro apresentou a exposição “Renascer do conhecimento”, trabalho realizado pelos alunos do 7º ano na disciplina de história. Nela, foram usadas reproduções das grandes obras de um dos mais importantes movimentos artísticos e históricos da humanidade: o Renascimento.
A mostra corresponde ao florescimento cultural dos séculos 14 a 16, período que, marcado pela revalorização da cultura clássica, apresentou ao mundo mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo, entre outros. Assim, a exposição trouxe réplicas de obras importantes do período, como “A crucificação de São Pedro”, de Caravaggio; “O Casal Arnolfini”, de Jan Van Eyck ; e “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci.
O trabalho contou com a orientação do professor historiador Gledson Farias e a efetiva participação dos alunos, que se sentiram mais próximos dos conhecimentos renascentistas por meio desse contato com as telas. “Na abertura da exposição, durante os dois primeiros dias, colocamos apenas as obras, para despertar a curiosidade da comunidade escolar. Depois, inserimos as informações, para completar a mostra. Muitos pais conheciam as telas e chegaram a pesquisar com os filhos do que se tratava, prova de que o trabalho aguçou a curiosidade de todos, inclusive dos estudantes das outras turmas”, conta Desirée Ferreira, coordenadora pedagógica do CIMAN Cruzeiro.