Nesta semana, o CIMAN Octogonal foi palco para um trabalho piloto do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. A corporação está trazendo para cá um procedimento já realizado em outros Estados: a simulação do plano de evacuação de emergência em escolas. Na manhã de terça-feira (9/8) e na tarde de quinta-feira (11/8), os militares executaram a simulação, que exigiu muita organização de alunos, professores e funcionários do colégio.
As duas operações começaram com o aviso do alarme de incêndio. A partir daí, as turmas de alunos foram descoladas das salas para os chamados pontos de encontro, previamente escolhidos pelos bombeiros – os estacionamentos e o campo de futebol society. Os carros da corporação chegaram prontamente para fazer o atendimento. Enquanto isso, coordenadores e funcionários administrativos faziam as checagens nos espaços comuns, para ver se todos haviam saído dos prédios. Eles também guiaram as filas de estudantes, indicando as áreas de escape e verificando desligamento de sistemas de gás e energia. Houve, também, a simulação de atendimento a vítimas.
“O treinamento foi um grande sucesso, tanto para os bombeiros quanto para nossa comunidade. A prevenção é um importante aprendizado que desenvolvemos no dia a dia da escola e foi reforçada com essa ação”, explica Mark Mello, diretor do CIMAN Octogonal. Agora, os bombeiros usarão a experiência adquirida e as imagens feitas para avaliar a eficácia dos processos e ampliar o treinamento para as outras escolas do DF.