Em reuniões on-line realizadas com os estudantes de 9º ano, pela manhã, e com as famílias, à noite, o Colégio CIMAN apresentou, em 19 de outubro, o Novo Ensino Médio. Conforme a legislação, ele será implantado de forma gradativa, iniciando-se pela 1ª série em 2022. Os alunos terão, além da Formação Geral Básica, a opção de escolhas de acordo com o seu projeto de vida, por meio de itinerários formativos e programas eletivos.
Os itinerários formativos oferecidos pelo CIMAN serão dois: “Linguagens e suas Tecnologias” e “Matemática e suas Tecnologias”. O primeiro vai proporcionar ao estudante acesso a temas relacionados à história, à cultura, à arte e às questões sociológicas, filosóficas e ambientais que permeiam a humanidade, nosso tempo e nossa sociedade. O núcleo obrigatório é formado pelas unidades curriculares Projeto de Vida, Oficina de Redação, Produção de Texto, Educação e Arte, Saúde e Sociedade Aplicadas, e Cidadania e Participação Social. Já o ramo das disciplinas eletivas inclui Língua Espanhola, Empreendedorismo, Comunicação Digital, Visual e Animação, e Direito e Cultura.
No itinerário formativo “Matemática e suas Tecnologias”, o aluno terá acesso a temas relacionados a estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos e lógicos para interpretar situações nos diversos temas, contextualizando-os na história do homem, no nosso tempo e na nossa sociedade. O núcleo obrigatório inclui Projeto de Vida, Oficina de Redação, Produção de Texto, Educação e Arte, Raciocínio Lógico e Argumentação, e Educação Financeira. Ficam, como eletivas as unidades curriculares de Língua Espanhola, Empreendedorismo, Comunicação Digital, Visual e Animação e Laboratório Científico.
“O CIMAN sempre construiu, em seu ensino, não apenas conhecimento técnico, mas as competências socioemocionais. Com o Novo Ensino Médio, os projetos de vida contemplados pelo programa vêm ao encontro do que a escola acredita ser fundamental para a formação profissional e para toda a vida adulta”, explica Mark Melo, diretor do CIMAN Octogonal.