Desde 2010, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) ilumina os monumentos de Brasília com a cor rosa em outubro. Neste ano, o Colégio CIMAN também ficou colorido. Ontem (1°/10), nas duas unidades da instituição, os professores se vestiram de rosa e abriram espaço para a discussão da campanha Outubro Rosa. O objetivo é fazer um alerta para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Com a ajuda da médica Gabriella de Oliveira Ribeiro, coordenadora dos projetos de Saúde e Qualidade de Vida no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, os estudantes da Octogonal e do Cruzeiro ouviram explicações sobre prevenções e tratamentos para o câncer em Horas Cívicas. “Nosso objetivo com essa ação é chamar atenção de todos para a causa e alertar sobre os cuidados tão necessários com a saúde da mulher”, explica Leonardo Eustáquio, diretor do CIMAN Cruzeiro.
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A campanha vem promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama e divulgando seus materiais informativos, levando informação tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade em diversos países do mundo.