Terminou ontem (28/8) a etapa 2018 do Programa Miniempresa da Associação Junior Achievement, protagonizado por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Convidados a participar da atividade extraclasse, eles começaram o trabalho em março e tiveram 15 encontros semanais assistidos por profissionais voluntários das áreas de marketing, RH e finanças, além das ações desenvolvidas coletivamente por eles. Em junho, levaram seu projeto a uma feira de venda no Shopping Conjunto Nacional. O resultado de todo esse esforço foi recompensado: a equipe do CIMAN foi classificada em 3º lugar entre as escolas do DF participantes do programa.
“Foi uma sensacional experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. O programa atingiu seu objetivo, despertando em nós o espírito empreendedor e estimulando o desenvolvimento pessoal, tornando-nos, também, multiplicadores dessas ideias”, diz o estudante João Pedro Torres, presidente da Viewtech – nome criado pelos participantes para a empresa.
Para iniciar o projeto, o grupo escolheu um produto inovador para oferecer ao mercado. Nasceu, assim, o Cellport. “Totalmente criado por nós, esse modelo de suporte para celular traz como vantagens o preço, a praticidade, a mobilidade, o tamanho e a robustez”, acrescenta Torres.
O Miniempresa é uma das ferramentas do Ensino Médio CIMAN na orientação profissional dos estudantes do Ensino Médio. “Por meio do programa institucional De Olho no Futuro, são desenvolvidos diversos trabalhos para levar aos alunos esclarecimento e experiências sobre carreiras, atuação profissional, mercado de trabalho e possibilidades de formação acadêmica”, explica Débora Souto, orientadora educacional do Ensino Médio CIMAN. O programa inclui, ainda, visitas a universidades, palestras formativas oferecidas por profissionais e uma data anual em que o CIMAN recebe faculdades e universitários para apresentarem resultados de pesquisas e outras vantagens acadêmicas de suas instituições.