Neste ano, o Colégio CIMAN desenvolveu, com os estudantes de Ensino Fundamental II das duas unidades, na disciplina de língua portuguesa e redação, o programa Compartilhando Histórias. Ele surgiu da necessidade de favorecer situações de aprendizagem em que os alunos pudessem ampliar o desenvolvimento de competências e o compartilhamento de sentimentos relacionados à leitura e à escrita vivenciados ao longo do ano letivo, exercitando, ainda, a doação, a empatia, a solidariedade, o desprendimento e o consumo consciente de livros.
Assim, o programa proporcionou que alunos e professores doassem obras literárias lidas para outros estudantes e professores, criando uma ciranda de livros – muitos deles com dedicatórias e marcadores de páginas produzidos pelos alunos doadores. “O objetivo da ação é, além da troca de experiências dos sentimentos aflorados pelas obras, o caminhar em direção às possibilidades de compreensão do mundo que a literatura oportuniza”, explica Adriana Matias Ribeiro, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do CIMAN Octogonal. “É importante dialogar sobre as vivências despertadas a partir das histórias lidas. O olhar de cada um e a interpretação deles sobre uma mesma obra ampliam o repertório de percepções e saberes sobre as sociedades e as pessoas”, completa Michélle Silva.
Na culminância do programa, no fim de novembro, estudantes e professores foram convidados a se fantasiar como os personagens de que mais gostaram nos livros que leram – com trajes feitos de forma criativa e com utensílios e objetos que já tivessem em casa. Houve jogos e brincadeiras relacionadas à literatura, desfile de personagens, lanche coletivo e muita troca de experiências literárias entre todos.