Lançada neste ano, a disciplina de culinária do CIMAN Integral teve sua culminância em 22 de novembro, num delicioso encontro gastronômico entre pais e filhos. Juntas, as famílias fizeram pizza integral marguerita e refresco de morango sob a supervisão da professora, a nutricionista Letícia Caroline Pereira.
Durante o ano, os estudantes aprenderam e produziram essas e outras receitas. “O objetivo da disciplina não é formar chefs, mas educar para a saúde e o bem-estar, dando às crianças noções de ciclo alimentar e qualidade na alimentação”, explica Daniela Almirante, coordenadora do CIMAN Integral no turno vespertino. Assim, da horta à mesa, os alunos participaram do plantio e da colheita de alguns legumes e verduras à destinação final deles, em receitas saudáveis, experimentando diferentes texturas, cores e sabores. “Muitos pais já relataram que as crianças colocam os ensinamentos culinários em prática quando estão em casa e isso acaba se tornando um momento de troca e qualidade de vida em família”, acrescenta.
Durante as refeições de almoço e lanche oferecidos diariamente no CIMAN Integral, a nutricionista observa os alimentos a que as crianças mais resistem e os utiliza em receitas saudáveis, mostrando que é possível torná-los saborosos. A culminância do projeto teve, ainda, a entrega às famílias dos livros de receitas produzidos, ao longo do ano, pelos alunos.