Em 19 de agosto, turmas do Jardim I exibiram músicas e danças folclóricas de todo o País, relacionando-as com as características regionais brasileiras. Muito orgulhosas, as famílias da Educação Infantil CIMAN assistiram a apresentações de frevo, baião, boi-bumbá e samba na Festa do Folclore.
Comemorada anualmente em agosto, Mês do Folclore, a festa é a culminância de um longo trabalho desenvolvido com as crianças em sala de aula. Por meio do projeto, são trabalhados, além dos estilos musicais e das danças, comidas típicas, lendas e parlendas, cantigas e brincadeiras relativas aos traços culturais regionais.
“Muitas dessas brincadeiras musicais são passadas de geração em geração, o que faz com que as crianças compreendam as raízes e a história. Também desenvolvemos com elas o domínio de palco e o controle emocional frente a situações de público, quando é preciso vencer a timidez. Hoje, essa habilidade é valorizada até mesmo no mercado de trabalho”, explica Valéria Martins, coordenadora pedagógica da Educação Infantil CIMAN. “Em ações como essas, reunimos as famílias e ampliamos a interação delas com a escola, apreciando, ainda, cada etapa do crescimento dos estudantes”, acrescenta a educadora.