Na última semana, três atividades realizadas nos laboratórios de ciências, nas aulas dos professores Valdir Machado e Leonardo Hatano, ajudaram os estudantes do Ensino Médio CIMAN a entender, na prática, o que veem nos livros de biologia. A turma da 1ª série extraiu o DNA da banana, usando produtos caseiros, como detergente, sal e álcool. “Esses produtos rompem as membranas e o núcleo das células de DNA em meio líquido. Dessa forma, essas importantes moléculas tornam-se facilmente visíveis no tubo de ensaio”, explica o professor Valdir Machado, dos laboratórios de ciências.
Os molucos foram o foco dos alunos da 2ª série na aula de laboratório. Os estudantes fizeram a dissecção de exemplares de lula, invertebrados representantes do filo Mollusca. Foram observadas as estruturas anatômicas internas do animal. “Cada órgão identificado foi relacionado com a atividade fisiológica desempenhada no organismo. Estudamos, também, as estruturas anatômicas externas que caracterizam a espécie”, explica o professor Machado.
A tipagem sanguínea foi o tema das aulas de laboratório de ciências da 3ª série. Na atividade, os alunos aprenderam as técnicas de identificação de grupos sanguíneos e do fator RH pela aglutinação de hemácias na presença de soros específicos. “Os grupos sanguíneos são determinados pela presença ou pela ausência de uma proteína denominada antígeno. A atividade mostrou que pode haver ou não reação entre o soro e o antígeno”, conclui o professor Valdir Machado.