O estudante Pedro Damasceno de Macedo, de 14 anos, aluno da unidade Cruzeiro do Colégio CIMAN, nada desde os 5 meses. Começou a praticar o esporte no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), da Secretária de Educação do DF, onde treinou até os 2 anos de idade. Depois, passou para uma academia, dando continuidade aos treinos.
Em abril deste ano, conseguiu uma vaga no Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE). Rapidamente, os técnicos perceberam seu potencial e focaram em treinos para competições. Pedro, então, passou a se preparar para competições de 50 metros e 100 metros individuais.
O resultado é surpreendente: de lá até agora, ele ganhou 16 medalhas em competições locais, regionais, interestaduais e nacionais. Destas, 11 são ouros conquistados nos Jogos Escolares de Brasília (nos 50m livres, nos 100m livres e nos 100m peito); na Conexão Paralímpica Intercentros, em João Pessoa-PB (nos 50m livres e nos 100m peito, costas e livres); e nas Paralimpíadas Escolares 2022 Nacional em São Paulo – SP (nos 100m costas).
Parabéns, Pedro, nosso campeão!