Embalada pela bela canção “Trem bala”, de Ana Vilela, interpretada pelos estudantes, que cantaram e executaram um ato de balé clássico, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi comemorada em 5 de dezembro no CIMAN Octogonal. O Proerd tem a missão de ensinar aos estudantes habilidades para a tomada de boas decisões, ajudando-os a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, evitando, assim, influências negativas em questões afetas especialmente a drogas e violência. Trata-se da adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983.
Na escola, o programa é conduzido pelos instrutores da Polícia Militar, que realizam, em sala de aula, encontros com os estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental. Educativo, preventivo e estratégico, o Proerd é pedagogicamente estruturado com linguagem e abordagem acessível à faixa etária a que se destina. Nas atividades, o instrutor tem a oportunidade de fortalecer o trinômio formado pela Polícia Militar, a escola e a família, propiciando uma rede protetiva crescente sobre o uso e o abuso de drogas e a conscientização sobre formas saudáveis de como lidar com diversas situações vivenciadas, especialmente, na adolescência e na juventude.
“Por acreditar na importância das habilidades socioafetivas no desenvolvimento educativo, o Colégio CIMAN valoriza a oportunidade de agregar ao currículo os conceitos trazidos pelo Proerd. É um momento especial de interação dos estudantes com questões sociais urbanas reais e com a ação educativa trazida pelos policiais militares de forma preventiva”, explica a orientadora pedagógica do CIMAN Octogonal, Mally Patrícia Silva Santos.