As turmas dos 1ºs aos 5ºs anos das duas unidades do Colégio CIMAN apresentaram às famílias as culminâncias do projeto Escritores para a Vida. Ao longo do segundo semestre, os estudantes dos 1ºs anos se prepararam para o Projeto Grécia com produções de galeria de personagens e cultura maker, além de aulas com o professor Euzébio Ribeiro, de filosofia do Ensino Fundamental II, e com o historiador Tom Moura. Trabalharam, ainda, a mitologia grega. Para as famílias, as crianças apresentaram narrativas orais sobre estudos da civilização grega e trabalhos artísticos sobre o tema.
Com o tema Seres Mágicos, os estudantes dos 2ºs anos criaram seres imaginários e deram vida a eles, incluindo certidão de nascimento e carteira de identidade. Após escreverem textos descritivos dos personagens, os estudantes os criaram com material reciclado. Tudo isso foi apresentados às famílias na culminância.
Em “Que História É Essa?”, tema dos 3ºs anos, os alunos leram o livro de mesmo título, de Flávio de Souza, para contar uma história já conhecida do ponto de vista de outros personagens dessas histórias. Por exemplo, “João e Maria” foi contado do ponto de vista dos passarinhos e “Pinóquio”, da baleia. Para as famílias, os estudantes mostraram o reconto de “Chapeuzinho Vermelho”.
No 4º ano, após ler a coleção de histórias da Bruxa Onilda, em que a personagem tema faz viagens para diferentes lugares do mundo, os estudantes criaram “A Bruxa Onilda vai ao DF”. Eles receberam a visita da Bruxa Onilda, interpretada pela contadora de história Nyedja Gennari, e estudaram os pontos da capital para criar os passeios da bruxa. Na culminância, os alunos contaram às famílias a visita da bruxa à capital federal.
Por fim, em “Oficinas de Redação”, projeto de transição para o 6º ano, os alunos do 5º ano cumpriram as etapas de formação de repertório, planejamento de escrita e conhecimento de personagem, passando pelo relato pessoal, o texto teatral e o texto de opinião. “Mostramos para as famílias o resultado, em todas as turmas, do modelo adotado pelo CIMAN com o projeto Escritores para a Vida, cujo objetivo é formar escritores completos e independentes”, observa a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I do CIMAN Octogonal, Susy Willik. “Assim, todos entendem que escrever é um processo contínuo, que tem de ser desenvolvido e incessantemente aprimorado”, complementa a educadora.
Veja as imagens das culminâncias dos projetos de escrita na unidade Cruzeiro.
Veja as imagens das culminâncias dos projetos de escrita na unidade Octogonal.