Na culminância do projeto de culinária “Plantar, colher e saborear – Uma vida mais saudável”, do CIMAN Integral, estudantes e familiares prepararam um delicioso brownie em formato de árvore de Natal, colheram alguns alimentos da horta e compartilharam uma experiência mais do que divertida. O evento aconteceu em 28 de novembro e contou com um piquenique, momento em que as famílias interagiram, degustaram o brownie com sucos naturais e receberam os livros de receitas construídos pelos alunos ao longo do ano.
A coordenadora pedagógica do turno vespertino do CIMAN Integral, Daniela Dantas, explica que a ideia do projeto é conscientizar as famílias para uma alimentação mais saudável e sem excessos. “Plantamos a sementinha da alimentação saudável em cada aluno para que ele seja multiplicador de boas práticas nutricionais e agente de mudança de paradigmas por onde passar, incluindo sua casa. Aqui, eles entendem os verdadeiros valores da alimentação para a saúde no contato direto com o processo natural, trabalhando desde a plantação até o preparo dos alimentos”, completa a coordenadora.
A culinária do CIMAN Integral incentiva também o protagonismo do aluno, que escolhe qual alimento quer preparar e comer. Segundo Daniela Dantas, as grandes estrelas da alimentação infantil, como pizza, cachorro-quente e hambúrguer, também estão presentes nas ações desenvolvidas na escola, mas de forma mais leve, saudável, sem embutidos ou multiprocessados. “Escolhemos receitas ricas em nutrientes, ampliando o entendimento dos alunos em relação a como comer o que gostam sem abrir mão da qualidade alimentar”, acrescenta.