No âmbito do Projeto Escritores para a Vida, desenvolvido pelo Colégio CIMAN, foram realizadas, na última semana, apresentações de culminância das atividades do 1º semestre letivo do Ensino Fundamental I da unidade Octogonal. Na presença dos pais, os estudantes apresentaram seus trabalhos, promovendo a integração das famílias com o conteúdo pedagógico e incentivando o desenvolvimento de habilidades relativas à comunicação e ao relacionamento com o público – além do foco maior, que é o desenvolvimento da escrita.
O 1º ano produziu um álbum de poesias, apresentado em forma de recital. Os recontos de contos de fadas ficaram a cargo dos pequenos do 2º ano. Textos informativos sobre animais em extinção foram o tema dos trabalhos dos estudantes do 3º ano. Já as crianças do 4º ano produziram reescrita de contos com mudança de foco narrativo, enquanto os alunos do 5º ano criaram crônicas de humor.
“Há oito anos desenvolvemos esse projeto, sempre com grandes resultados. Ele leva as crianças a se envolverem ao máximo no que estão escrevendo porque farão a apresentação disso para suas famílias, o que tem incentivado também o desenvolvimento da oralidade. A revisão da própria escrita é parte integrante do projeto durante todo o trabalho”, explica Susy Willik, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I do CIMAN Octogonal. “Vemos nitidamente a evolução dos estudantes na escrita e nas apresentações públicas de um projeto para o outro”, acrescenta a educadora.