Os estudantes dos 7os anos da unidade Octogonal realizaram, em 4 de outubro, o Festival Korpus Kroma, atividade da disciplina de Filosofia que propõe a utilização artística do corpo como forma de comunicação do pensamento dos filósofos. Neste ano, eles montaram esculturas vivas com os próprios corpos para retratar o pensamento de Baruch Espinoza. Para isso, utilizaram fundo musical, figurino, maquiagem e cabelo, além da escultura, expressando, por meio da linguagem corporal, as questões levantadas nas discussões filosóficas feitas em sala de aula.
Incluído entre os grandes racionalistas e filósofos do século 18, Espinoza foi um dos teóricos da chamada Filosofia Moderna, ao lado de René Descartes e Gottfried Leibniz. Nasceu em Amsterdã, na Holanda, e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.
Assim como outras atividades da disciplina, o Festival Korpus Kroma visa a ampliar e aprofundar os estudos feitos em sala de aula sobre os legados dos grandes pensadores da humanidade. “Trabalhamos com a aproximação desses conceitos da realidade e com o debate dos problemas e dilemas que os estudantes e a sociedade em geral atravessam no dia a dia do ponto de vista da análise filosófica”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do CIMAN Octogonal, Adriana Ribeiro.