Como parte da pesquisa sobre a água que os estudantes do 3º ano realizaram para a Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) CIMAN 2021, as crianças da unidade Cruzeiro tiveram dois dias de vivências com visitantes muito especiais. Em 29 de setembro, a conversa foi com Gabriela Coimbra Pontes, que é química e sócia da Hidrosolo, laboratório de análises químicas nas áreas de solo, água, efluentes e resíduos, que presta serviços nas áreas de meio ambiente e impacto ambiental. Ela falou sobre a importância do ciclo da água, o processo para retirada de água de poços ou mares, o tratamento dessa água e a verificação de sua qualidade. As crianças fizeram perguntas e tiraram suas dúvidas sobre o tema.
Dois dias depois, em 1º de outubro, profissionais de monitoramento da qualidade da água da Caesb estiveram na escola para mostrar aos estudantes como é feita a análise do material até a água chegar à casa do morador, garantindo, assim, a bom abastecimento. Eles também trouxeram câmeras escuras para apresentar aos alunos o modelo de análise de bactérias em materiais contaminados.
“Esse tema foi selecionado por interesse dos próprios alunos. Então, nas duas visitas, foi incrível a participação deles e suas curiosidades sobre nossas nascentes e de onde vêm as águas que abastecem o Distrito Federal. Receber profissionais da área na escola auxiliou na formação de repertório sobre a água do planeta e, mais amplamente, sobre todo o meio ambiente e sua conservação”, diz Michélle Silva, coordenadora pedagógica do CIMAN Cruzeiro.