Depois das edições presenciais apresentadas até 2019 e da impossibilidade de realizar-se a atividade em 2020, dada a crise sanitária, neste ano, nasceu a MACC 2021 digital. Com o tema “Expedição aprender”, o projeto movimentou os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I das duas unidades. Nas culminâncias, apresentadas às famílias entre os dias 4 e 6 de novembro, foram apresentados sites produzidos em cada uma das turmas, com o desenvolvimento e os resultados das pesquisas.
Seguindo o modelo tradicional, a mostra originou-se na escolha de temas e nas perguntas iniciais levantadas pelos estudantes sobre cada tema e seus subtemas. Na Educação Infantil, os estudantes trabalharam “Experimentos” e, no Ensino Fundamental I, “Grécia antiga”, no 1º ano, “Animais”, no 2º ano; “Água”, no 3º ano, “Ecologia e sustentabilidade”, no 4º ano, e “Sistemas corpóreos”, no 5º ano. “O principal objetivo do trabalho é oferecer às crianças a oportunidade de desenvolverem e aprimorarem habilidades como pequenos pesquisadores com base em metodologia científica adaptada à realidade infantil”, explica Susy Willik, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamenta I do CIMAN Octogonal.
O percurso foi marcado pelas diversas vivências em salas de aula, nos laboratórios e nas salas ambiente montadas nas duas escolas, com as crianças colocando a mão na massa e experimentando diversas modalidades de aprendizagem criativa. Também houve vivências digitais em videoconferências on-line com especialistas nos temas escolhidos e em áreas afins, em todo o Brasil e até no exterior – eles foram surpreendidos pelas perguntas, sendo sabatinados pelas crianças.
“A MACC traz a importância do envolvimento, do trabalho em equipe e, acima de tudo, de cada um descobrir seu potencial e se perceber como o dono das suas descobertas, da sua trajetória e, assim, da sua história de vida e de seu sucesso”, afirma Michélle Silva, coordenadora pedagógica do CIMAN Cruzeiro. “Na Educação Infantil, etapa em que as crianças são menores, o encantamento delas com cada descoberta é muito perceptível para os educadores e para as famílias, que sempre participam de forma efetiva da MACC”, completa Valéria Martins, coordenadora pedagógica da Educação Infantil CIMAN.
Veja as imagens da MACC 2021 na Educação Infantil.
Veja as imagens da MACC 2021 no Ensino Fundamental I.