As famílias dos estudantes de 1º a 5º anos das duas unidades do Colégio CIMAN participaram, nas salas de aula, das culminâncias do 1º semestre do Projeto Escritores para a Vida. O objetivo da ação é dar aos responsáveis a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das crianças na língua portuguesa escrita e falada, além da desenvoltura deles em público.
O “Recital de poesias” foi apresentado pelas crianças do 1º ano. Desenvolvida ao longo do semestre, a atividade tem os objetivos de ampliar a oralidade das crianças por meio da leitura e da recitação de poemas, de escritores brasileiros, estudadas em sala de aula.
Trabalhando com o tema “Contos”, os estudantes do 2º ano tiverem contato com diversos tipos de texto, possibilitando a eles o prazer da leitura e a observação do significado da escrita. Os contos de fadas têm uma estrutura complexa, importante no processo de alfabetização. Por isso, foi escolhido o histórico “Os três porquinhos”. Pelo projeto, os alunos reescreveram o texto com autonomia, desenvolveram progressivamente marcas de autoria e aprenderam alguns procedimentos de revisão de texto.
“Animais em extinção” foi o tema abordado no 3º ano no âmbito do Projeto Escritores para a Vida. Para saber mais sobre o assunto, os estudantes leram livros e reportagens, foram a campo e vivenciaram grandes aprendizagens. Como fruto desse processo, elaboraram um texto informativo para apresentar as características de um animal em extinção, ou ameaçado de extinção, escolhido por eles.
Já o 4º ano trabalhou o tema “Reconto de Peter Pan”. Após ler e compreender, com autonomia e fluência, diferentes tipos de contos, os estudantes conheceram diversas versões da história de Peter Pan para produzirem seus recontos, em 1ª pessoa, alterando o foco narrativo.
Dentro do tema “Crônicas”, os estudantes do 5º ano fizeram um percurso literário a partir do contato com o gênero, o que contribuiu para a formação de repertório. Depois de lerem crônicas selecionadas, foram desafiados a escrever pequenos textos de humor.