Dentro da disciplina de ética e cidadania ministrada no Ensino Fundamental II do Colégio CIMAN, que inclui noções de educação financeira, foi realizada na unidade Cruzeiro, de 24 de outubro a 9 de novembro, a Feira de Ideias. O objetivo do trabalho é construir a certeza de que planejamento e empreendedorismo são hábitos aplicáveis em muitos momentos e aspectos do cotidiano.
“Os alunos foram desafiados a criar uma ideia de produto ou serviço e chegar ao final do trabalho com o sonho realizado. Começaram por uma pesquisa de mercado dentro do espaço escolar. Após criar gráficos com resultados da pesquisa, verificaram se a ideia era viável ou não. Passaram, então, aos estudos sobre fornecedores e matéria-prima, para calcular o preço inicial, o preço final e a margem de lucro adequados”, explica a professora Graça de Paula, de ética e cidadania do CIMAN Cruzeiro.
Concluída essa etapa do projeto, os estudantes partiram para as propagandas voltadas ao público escolhido, levando em conta cores, jingle e frases de impacto. Veio, depois, a fase de marketing, em que eles criaram logomarcas e fizeram os próprios layouts e propagandas. Com base em conceitos de vitrine, atração de público, utilização da marca e com produtos atraentes, eles montaram a Feira de Ideias, onde expuseram o resultado das empresas criadas nesse processo. “Durante dois meses, todas essas atividades foram desenvolvidas em grupo, em sala de aula. Cada membro teve uma função na empresa e a desempenhou com responsabilidade e companheirismo, entendendo que a construção coletiva dessas ideias poderia levá-los ao sucesso”, acrescenta a professora.