Uma das competências listadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz respeito ao repertório cultural: “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”. Dada a importância do tema na formação dos estudantes, desde a Educação Infantil, o Colégio CIMAN trabalha a diversidade e a cultura.
Em agosto, mês do Folclore, as várias manifestações culturais tradicionais e regionais do nosso País são tema de diversos trabalhos desenvolvidos pelas crianças. No Jardim I, a culminância é a Festa do Folclore, que foi apresentada, neste ano, às famílias em 31 de agosto. No palco da escola, danças típicas encantaram a plateia, que cantou e se animou ao som do samba, do frevo e da ciranda.
“Trabalhamos o respeito a todas as manifestações culturais, começando pelo conhecimento de lendas, personagens, músicas e brincadeiras folclóricas. Falamos sobre as origens indígenas, africanas e europeias, as tradições que passam de geração em geração e ressaltamos a importância de se manterem vivas essas manifestações como parte do nosso patrimônio”, explica Valéria Ramos Martins, coordenadora pedagógica da Educação Infantil CIMAN. “Para chegar até a apresentação de palco, as crianças têm de trabalhar a memória e a expressão corporal, crescer como equipe e superar a timidez. Tudo isso também é construção de conhecimentos”, acrescenta a educadora.