Acabou, na última semana, a 21ª edição da Gincana Cultural CIMAN, evento tradicional da escola, que reúne estudantes do 6º ao 9º ano em atividades culturais, artísticas e esportivas. Realizada nas duas unidades de quinta a sábado, a gincana teve, neste ano, o tema “Divertidamente – Sonhar, brincar, respeitar, aprender e conviver”. Com ele, os participantes relembraram as brincadeiras de criança e a alegria do mundo infantil.
Para as disputas, os estudantes do Ensino Fundamental II são divididos em equipes integradas por membros de todas as turmas e pelos professores. Eles se misturam, se conhecem, se revezam, fazem novas amizades e se entregam de corpo e alma à competição saudável que ocorre durante três dias. As provas são realizadas, ao mesmo tempo, nas quadras, nas piscinas, nas mesas de pingue-pongue, nos tabuleiros de jogos, nas bibliotecas e nos pátios. A responsabilidade social fica por conta da coleta de donativos, que são entregues a instituições de amparo à saúde e a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A data mais esperada pelos participantes da Gincana Cultural CIMAN é a manhã do sábado, quando são apresentadas as provas de palco para um júri especializado, formado por profissionais de diversas áreas. Elas envolvem música, dança, representação, criatividade e talento. O clima de alegria e euforia toma conta das equipes e de seus professores padrinhos, que também participam das provas e animam as torcidas.
Durante todo o evento, o que predomina é a confraternização entre as equipes, que se apoiam todo o tempo no cumprimento das tarefas. A ajuda mútua é um dos grandes aprendizados da Gincana Cultural, que tem a vivência dos melhores valores humanos como pontos de partida e de chegada. O desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a organização, a liderança e a desenvoltura em público, entre outras, também coroam esse evento, um dos mais esperados pelos estudantes do Colégio CIMAN.
Na unidade Octogonal, em que a gincana foi realizada entre os dias 5 e 7 de maio, a classificação foi a seguinte: Força em 1º lugar, com 10.240 pontos; Empatia em 2º lugar, com 10.095 pontos; Coragem em 3º lugar, com 9.905 pontos; e Alegria em 4º lugar, com 9.740 pontos. Na unidade Cruzeiro, que teve as disputas entre os dias 12 e 14 de maio, o resultado final foi o seguinte: em 1º lugar ficou a equipe Sonhar, com 9.491 pontos; em 2º lugar ficou a equipe Brincar, com 9.371 pontos; e, em 3º lugar ficou a equipe Conviver, com 9.058 pontos.