A questão migratória faz parte das discussões desenvolvidas pelos países representados no Conselho de Segurança da ONU, principalmente em relação ao posicionamento rígido dos Estados Unidos nos últimos anos. Tendo em vista a Declaração dos Direitos Humanos, nações como México, Cuba, China, Rússia e Venezuela questionam o posicionamento dos EUA quanto às medidas protecionistas por eles implementadas, a fim de evitar-se o alto fluxo migratório ilegal no país. Esse foi o tema central da simulação do Conselho de Segurança da ONU protagonizada pelos estudantes do 9º ano do CIMAN Cruzeiro, em 10 de outubro, sessão que encerrou o projeto interdisciplinar. Diversos países foram representados pelos alunos, em um exercício de diplomacia e aprofundamento do conhecimento sobre relações internacionais.
Usando de forte argumentação, os estudantes debateram o tema, defendendo pontos de vista dos países por eles representados. “Trabalhamos com o objetivo de refletir criticamente sobre assuntos internacionais, além de fomentar o desenvolvimento de diversas habilidades, como da oratória, da escrita, da liderança, da cooperação, da argumentação sólida e da escuta atenciosa”, explica Michélle Silva, coordenadora pedagógica do CIMAN Cruzeiro.
Para chegar à culminância, os estudantes pesquisaram o tema, reuniram-se em grupo para aprofundamento e discussão, e se organizaram nas funções necessárias para a simulação – tudo isso mediado pelos professores Willer Barbosa, de história; Edilson Barbosa, de geografia; e Isabela de Almeida Oliveira, de redação. A partir do que foi debatido, eles chegaram à seguinte sugestão: “Aos países Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, França, Brasil e China, promover investimentos em países que possuem problemas econômicos, com o objetivo de alavancar a economia destas nações e diminuir o fluxo migratório”. Na votação, houve veto da China e da Rússia. As demais delegações representadas na simulação – Brasil, Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos da América, França, Cuba e México – votaram a favor da proposta apresentada.