O que sabemos sobre isso, o que queremos saber e como vamos encontrar as respostas para nossas perguntas? A partir desse processo básico de pesquisa científica, as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, dentro das possibilidades de cada faixa etária e mediadas pelos professores, anualmente escolhem temas e desenvolvem trabalhos para a Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) CIMAN. Neste ano, a unidade Octogonal realizou na mostra em 29 de setembro, numa explosão de alegria.
Preparada a partir de junho, com foco na aprendizagem significativa e na formação da autonomia na construção do conhecimento, a mostra é a culminância de projetos que têm, como protagonistas, no desenvolvimento e na apresentação, as próprias crianças. “Os estudantes escolhem perguntas, levantam hipóteses, desenvolvem as pesquisas juntamente com os colegas e chegam ao final de seus trabalhos tendo sido líderes e construtores desse processo do início ao fim”, explica Susy Willik, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I do CIMAN Octogonal. Neste ano com o slogan “Todo mundo quer saber alguma coisa que não sabe”, a MACC ganhou, mais uma vez, música tema do grupo parceiro Contação da Rua, de João Pessoa, que esteve na festa e embalou, no palco, a abertura da mostra.
Na Educação Infantil, temas como alimentação saudável, regiões do Brasil, desenhos animados que encantaram através dos tempos e o universo divertido na literatura infantil deram asas a diversas formas de pesquisa e expressão. “Nosso pequenos são curiosos, gostam de investigações e querem desvendar mistérios e sanar curiosidades. Para chegar a esse resultado, adaptamos procedimentos de pesquisa para a linguagem infantil nas diferentes idades e construímos com as turmas, em parceria com as famílias, trabalhos lindos”, explica Valéria Ramos Martins, coordenadora pedagógica da Educação Infantil CIMAN. O resultado é admirado pela comunidade escolar, que lota a MACC se encanta com os trabalhos apresentados.