Os alunos da Educação Infantil CIMAN conheceram, no mês de junho, as obras do artista plástico Ivan Cruz. Nascido no Rio de Janeiro, em 1947, ele teve uma infância rica em vivências lúdicas. Mesmo formado em Direito, em 1970, nunca deixou de lado sua paixão pela arte e, a partir de 1986, passou a dedicar-se à pintura de forma livre, sem pertencer a um determinado movimento artístico.
Nas aulas que frequentou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, aprimorou suas técnicas e ampliou o leque criativo. Já morando em Cabo Frio, no início dos anos 90, fez a primeira obra abordando as brincadeiras da sua infância – seria o início de uma linda série, em que explora as lembranças felizes de seus tempos de menino.
Os corpos infantis em movimento – sem rosto definido, para que cada observador possa imaginar-se na cena – aparecem, nas obras do artista, pulando corda, brincando de boneca, empinando pipa, pulando carniça, jogando pião e realizando muitas outras atividades importantes para o desenvolvimento e interação social das crianças. Depois de pintar essa série, Cruz partiu para esculturas de mesmo tema em tamanho natural.
Após conhecer o trabalho de Ivan Cruz, as crianças fizeram a releitura das obras do artista plástico, utilizando lápis aquareláveis, canetinhas e muita criatividade. O resultado ficou lindo!
Veja os trabalhos das crianças inspirados na obra de Ivan Cruz.