Ter a tecnologia como aliada na educação e orientar crianças e jovens para os riscos que a internet oferece foram alguns dos tópicos da palestra “Família mais segura na era digital”, ministrada pela advogada paulistana Patrícia Peck Pinheiro, para a comunidade escolar do CIMAN, em 7 de outubro. Especialista em Direito Digital, ela abordou, no encontro, as responsabilidades e os cuidados necessários para uma utilização proveitosa das redes sociais. Falou, também, sobre a superexposição e a perigosa mistura entre o que é público e o que deve ser privado em relação às postagens. Também debateu o cyberbullying, ou bullying pela internet.
“Escolhemos esse tema porque percebemos que tanto educadores quando famílias têm buscado formas de lidar com as rápidas mudanças tecnológicas que atravessamos. Elas fazem parte, cada dia mais, da rotina de todos, inclusive de crianças, adolescentes e jovens. Por isso, precisamos entender como administrar seu uso com preparo e prevenção”, diz Mark Mello, diretor do CIMAN Octogonal. “Buscamos uma especialista no assunto e o resultado foi uma excelente palestra, momento esclarecedor e de aquisição de conhecimento para toda a comunidade”, completa o diretor.
Em 2010, a advogada Patrícia Peck Pinheiro criou o Instituto iStart, que tem a missão de levar educação em ética e segurança digital para as famílias brasileiras. Com mais de 21 mil voluntários em todo o Brasil, o programa mantém o movimento Família Mais Segura na Internet.
Veja a apresentação em PowerPoint.
Assista ao vídeo “Meu primeiro dia com o celular”.
Assista ao vídeo “Redes sociais”.