Nas últimas semanas do ano letivo, as famílias dos estudantes de 1º a 5º anos das duas unidades participaram dos eventos de culminância do Projeto Escritores para a Vida. Focado no desenvolvimento da escrita desde as primeiras letras, na Educação Infantil, até o final do Ensino Médio, o projeto tem como pontos altos a escrita e sua revisão, os estilos textuais e as redações pedidas nos vestibulares.
A Grécia antiga, berço da civilização ocidental, brilhou entre as crianças do 1º ano, que apresentaram às famílias a culminância do Projeto Grécia – com figurino e cenografia próprios. Nessa história, entraram deuses do Olimpo, as tradições, a cultura, o peso dessa cultura no desenvolvimento do Ocidente e muito mais. O resultado é um livro com personagens e suas características na mitologia grega.
Para as famílias do 2º ano, os estudantes apresentaram o “Pequeno manual de seres mágicos”. Para estimular a leitura, a escrita e a criatividade, as crianças foram convidadas a criar personagens e dar a eles superpoderes especiais. A produção do livro finaliza a atividade, com a exibição desses seres mágicos em texto e desenhos.
Depois da leitura do livro “Que história é essa?”, de Flavio de Souza, os estudantes do 3º ano recontaram a história do Pinóquio para as famílias. O trabalho inclui textos com releituras do enredo sob as perspectivas de outros personagens, entre eles o Gepeto, a baleia e a fada.
Em sala de aula, os alunos do 4º ano das duas unidades receberam Bruxa Onilda, personagem dos livros dos catalães Enric Larreula e Roser Capdevila, para contar suas peripécias nas tantas viagens feitas mundo afora. Depois disso, com o tema “Bruxa Onilda vai ao DF”, os estudantes criaram histórias em que Onilda, e sua companheira, a corujinha Olhona, passeiam pelo Distrito Federal e seus icônicos monumentos, tais como a Torre de TV, a Catedral, a Praça dos Três Poderes e o Catetinho, entre outros, a bordo de sua vassoura. A peregrinação da bruxinha resultou em textos criativos dos nossos pequenos escritores, que foram apresentados às famílias nas duas unidades do CIMAN.
Nas culminâncias do 5º ano, os estudantes apresentaram para as famílias textos escritos, revisados e editados por eles. Na preparação para as aulas de redação que se iniciam na escola no 6º ano, eles desenvolveram, no mesmo formato, textos de diferentes estilos durante o semestre. Os trabalhos focados em relatos pessoais, na unidade Octogonal, e no livro “O que há de África em nós”, de Wlamyra Albuquerque e Walter Fraga, no CIMAN Cruzeiro, foram muito elogiados pelas famílias.
Veja as imagens das culminâncias.