Terminou neste sábado (7/5) a 15ª Gincana Cultural CIMAN Octogonal, disputada por quatro equipes formadas por alunos de todas as turmas do Ensino Fundamental II, que se misturam para a competição. Com o tema “Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, o evento teve, no encerramento, um momento de muita emoção. Para cumprir uma prova, cada equipe trouxe à escola um atleta paralímpico, que explicou o esporte que pratica, falou de sua trajetória, mostrou medalhas, comentou a participação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e mostrou aos estudantes que não há limites quando existe garra e determinação.
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, pai de uma aluna do Ensino Fundamental I da unidade, também presenteou os alunos com uma apresentação sobre a inclusão por meio do esporte, a potência que o Brasil tem mostrado nos paraolímpicos e uma linda homenagem aos atletas de alto rendimento presentes. Ele também trouxe uma das tochas usadas para percorrer Brasília, que passou de mão em mão pelas equipes.
Diversas provas culturais, esportivas e artísticas foram cumpridas durante os três dias da gincana. Não faltaram emoção, dedicação e talentos. Também houve provas de cunho social, como de coleta de alimentos, produtos de higiene e livros, que serão destinados a entidades assistenciais. No sábado, no palco armado no hall do CIMAN Octogonal, diversas apresentações de alunos e professores definiram os pontos finais, dados por jurados convidados. A vencedora foi a Equipe de Elite, ficando a Maratom em segundo, a Gregos em terceiro e a Alfa em quarto. “O importante é percebermos que todos os participantes e as equipes deram o seu melhor e, por isso, são todos vencedores”, disse o diretor do CIMAN Octogonal, Mark Mello, no encerramento da gincana.