Os estudantes do Jardim I encerraram, na primeira semana de novembro, o Projeto Dino 2018, que relaciona história, Universo e o fantástico mundo dos dinossauros, de que as crianças tanto gostam, com o perigo de extinção das espécies e a importância da vida no planeta. Como as crianças já contam com informações anteriores sobre os dinossauros, o projeto desperta nelas grande interesse.
“O trabalho desenvolvido mencionou a classificação dos animais em carnívoros e herbívoros. Os alunos conheceram um pouco sobre a paleontologia e descobriram que, por meio dos fósseis, é possível comprovar a existência dos dinossauros em época remota”, explica Valéria Ramos Martins, coordenadora pedagógica da Educação Infantil CIMAN. “A partir das pesquisas feitas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer diversas espécies de dinossauros e puderam comparar esses animais com os descendentes deles, atualmente encontrados em nosso planeta. Os estudantes apreciaram, também, as teorias que justificam a extinção deles”, completa a coordenadora.
Ainda como parte do Projeto Dino, as crianças aprenderam que, por vários motivos, hoje, algumas espécies correm risco de desaparecer do planeta e discutiram possíveis ações para proteger esses animais. “Trata-se de um projeto amplo, que fala de sustentabilidade e responsabilidade individual e social frente aos desafios da Terra, de forma que as crianças possam entender sua parcela quanto à vida no planeta”, garante Valéria Ramos Martins.