O judoca supercampeão Flávio Canto, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e comentarista esportivo, visitou, em 29 de setembro, o CIMAN Octogonal. Ele conversou com os estudantes do Ensino Fundamental II sobre superação, foco, educação, oportunidades, bullying e saúde.
Também contou como nasceu, em 2003, o Instituto Reação, que ele criou e preside, organização da sociedade civil que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Com nove polos espalhados nos Estados do Rio de Janeiro e de Mato Grosso, o Instituto Reação atende a mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens para despertar o potencial dos seus alunos e de suas famílias, visando superar desigualdades sociais. Ele, ainda, respondeu às perguntas dos estudantes e deixou autógrafos e dedicatórias pelos 50 anos da escola.
“Ele mostrou aos estudantes como o esporte pode mudar histórias e a importância da resistência frente aos desafios da vida. São lições que, vindas de um campeão no esporte e na responsabilidade social como ele, ensinam muito”, diz a orientadora educacional do Ensino Fundamental II do CIMAN Octogonal, Neila Paim. A visita de Flávio Canto teve o apoio da editora Somos Educação.