A criadora e dirigente do Instituto Vida Positiva, Vicky Tavares, visitou as duas unidades do Colégio CIMAN para falar aos estudantes sobre solidariedade e atuação social. Fundado em 2006, o instituto atua na defesa, na efetivação e na garantia dos direitos socioassistenciais de portadores do HIV. Também oferece orientação e ajuda às pessoas afetadas pelo vírus causador da aids, em especial na superação do preconceito e da discriminação. Apoia, também, pacientes em hospitais de referência no DF, assim como outras pessoas em situação de vulnerabilidade biopsicossocial.
Em sua apresentação, Vicky Tavares trouxe aos estudantes palavras de respeito ao outro, atuação transformadora por uma sociedade mais justa e a importância de se doar ao próximo e à coletividade. Explicou a rotina da instituição e falou sobre o trabalho das organizações não governamentais de amparo e assistência.
“Visitas como a da Vicky Tavares reforçam o trabalho desenvolvido pela escola tanto sobre a responsabilidade social de cada um de nós quanto sobre a importância da valorização da vida e dos cuidados com a saúde. É primordial, na educação de adolescentes e jovens, que eles conheçam outras realidades e entendam que a sociedade é feita de pessoas em diferentes situações, todas merecendo nossa solidariedade e nossa atenção para a garantia da igualdade de oportunidades e da justiça”, explica Neila Paim Dias, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental II do CIMAN Octogonal.