Com o tema “Pensar, pesquisar, imaginar e criar”, a Mostra de Arte, Ciência e Cultura (MACC) CIMAN 2019 reuniu a comunidade escolar da unidade Octogonal, em 5 de outubro, para uma grande festa em torno dos trabalhos de pesquisa e produção da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do CIMAN Integral. Apresentações, brincadeiras e as surpreendentes salas transformadas em galerias e laboratórios mostraram todo o desenvolvimento dos estudantes. Houve, ainda, áreas para recreação coletiva e em família, galeria de arte, atividade interativa no laboratório de comunicação eletrônica e as consagradas apresentações de palco em língua inglesa.
Criada com o objetivo de desenvolver o repertório de pesquisa, a cooperação no trabalho em equipe e a linguagem oral nas apresentações aos visitantes, a mostra é realizada anualmente, a partir do tema proposto. Orientadas pelos professores, as crianças estudam e criam os projetos apresentados nas mostras das duas unidades do Colégio CIMAN. São pinturas, esculturas, fotos, resenhas culturais e regionais, atividades sobre o planeta, o meio ambiente, o trabalho, os animais, o homem e as sociedades, entre outros tantos. Neste ano, a abertura teve música ao vivo, com a apresentação das professoras Debora Marquezine e Jéssica Ronzane, que criaram a canção “Pesquisar e aprender”, acompanhadas por banda.
“O protagonismo, a segurança e a empolgação das crianças crescem a cada ano, especialmente nos momentos em que elas podem apresentar seus trabalhos aos visitantes. Trata-se de um espaço de atuação em que as crianças têm voz e vez para mostrar seus conhecimentos de forma autônoma, sem a intervenção de professores e da família”, acrescenta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I do CIMAN Octogonal, Susy Willik.